Quando acometida pelo torcicolo congênito, geralmente a criança permanece com a cabeça inclinada para o lado e “rodada” para o lado oposto.
Acredita-se que esta situação seja causada por um traumatismo intra uterino, o que leva ao surgimento de isquemia e fibrose com retração muscular, principalmente do músculo esternocleidomastoide.
Em recém-nascidos, o torcicolo pode ser um componente de um problema postural generalizado, conhecido como assimetria postural infantil. Já em crianças maiores pode ser desenvolvido secundariamente ao estrabismo. Crianças com histórico traumático podem ter torcicolos secundariamente a um processo hemorrágico intramuscular.
O diagnóstico do torcicolo congênito é clínico, com a presença de limitações na amplitude de movimento e a existência ou não de nódulos.
Exames de imagem podem ser necessários para excluir malformação óssea e verificar a presença do nódulo.
Na maior parte dos casos o prognóstico é favorável com o tratamento fisioterapêutico, porém, em alguns casos, complicações como assimetria craniana e escoliose também podem ser encontradas.
Agendamento de consultas através dos telefones 54 99166-6716 e 3045-4571.
ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 18:00. Sábados das 8h30 às 12h00.
Rua Capitão Araújo, 297 sala 603.
99010-200 - Passo Fundo, RS
Em Passo Fundo, Fisioterapia, Osteopatia, RPG, Podoposturologia, Pilates - 2020. Todos os direitos reservados. Poribida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.