O refluxo gastroesofágico (RGE), propriamente dito, ocorre quando o recém-nascido mantém episódios frequentes de regurgitações de leite após ou entre as refeições. O leite ingerido volta do estômago para o esôfago, faringe, boca e por vezes para fora da boca e até para os ouvidos.
As crianças com RGE vomitam e/ou aumentam a secreção salivar após se alimentar, e isso pode durar por uma hora após comer. O aumento na frequência dos arrotos úmidos e a presença de soluços também sugerem RGE.
O sofrimento e choro nesses momentos podem ser agravados por posições que aumentam o refluxo. Tosse seca também pode acontecer. Sono prejudicado, perda de apetite e emagrecimento deve ser observado de perto. Boa parte das crianças com RGE sai dessa condição até o final do primeiro ano de vida, sendo pouco comum a persistência após dois anos de idade.
Porém quanto mais rápido é feito o diagnóstico e o tratamento médico e osteopático, menores as sequelas produzidas no corpo e maior a qualidade de vida do bebê e dos pais. Na imensa maioria dos casos a osteopatia aparece como a melhor opção de tratamento, pois além de eficaz, evita a utilização de fármacos e ainda acalma o bebê.
Agendamento de consultas através dos telefones 54 99166-6716 e 3045-4571.
ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 18:00. Sábados das 8h30 às 12h00.
Rua Capitão Araújo, 297 sala 603.
99010-200 - Passo Fundo, RS
Em Passo Fundo, Fisioterapia, Osteopatia, RPG, Podoposturologia, Pilates - 2020. Todos os direitos reservados. Poribida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.